Onde estudar Engenharia Florestal em Portugal?
Instituto Superior de Agronomia
Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, Licenciatura (BSc):
O curso pretende oferecer conhecimento reconhecido internacionalmente em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais. Especificamente, no âmbito do 1º Ciclo, o curso oferece uma integração única de conhecimento em áreas científicas como a Biologia, a Matemática, a Física, a Química, as Ciências da Terra e a Ecologia, com conhecimento em Ciências Económicas e Sociais e em Engenharia Florestal. Esta integração é instrumental para o desenvolvimento de competências que permitam aos futuros engenheiros ser lideres em planeamento, certificação, gestão, conservação, restauro e monitorização de ecossistemas florestais e em utilização industrial de produtos da floresta.
Plano de Estudos:
Sobre o curso:
Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, Mestrado (MSc):
O principal objetivo do curso de Mestrado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais é formar profissionais com conhecimento especializado para planear e gerir de forma sustentada os ecossistemas florestais e agro-florestais, cumprindo objetivos sócio-económicos e ambientais; gerir de forma adaptativa, mitigando os efeitos das alterações climáticas (por exemplo, fogo e secas); produzir produtos florestais lenhosos e não lenhosos, incluindo cinegéticos e piscícolas; assegurar a conservação das florestas e flora e fauna associada através do uso sustentado. Os Mestres em Engenharia Florestal e dos Recursos naturais são profissionais que analisam, concebem, projetam, e orientam a concretização de trabalhos inovadores para o desenvolvimento do sector polivalente da floresta.
Sobre o curso:
Plano de Estudos:
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Engenharia Florestal, Licenciatura (BSc):
Portugal é um País essencialmente florestal, precisamos de profissionais capazes de gerir este bem. Nós recebemos estudantes particularmente vocacionados para desenvolver e exercer atividades diretamente relacionadas com a Natureza e com as Ciências do Ambiente. A licenciatura em Engenharia Florestal da UTAD é um curso de 1º ciclo com a duração de 3 anos. O plano de estudos, cuidadosamente delineado para corresponder aos desafios atuais do tratado de Bolonha, tem como objetivo formar profissionais competentes na área das Ciências Florestais, ao nível de: Inventário das florestas para uso múltiplo, Biodiversidade e conservação de espaços verdes e vida selvagem, Gestão sustentável dos recursos florestais, Ordenamento e planeamento florestal, Produção de material lenhoso e transformação tecnológica, Fixação de carbono e alterações climáticas, Gestão dos recursos hídricos, Monitorização dos ecossistemas aquáticos.
Sobre o curso:
Plano de Estudos:
Engenharia Florestal, Mestrado (MSc):
Manter o elevado nível de formação profissional em Engenharia Florestal reconhecido aos diplomados por esta Universidade. O plano de estudos adequado a Bolonha está organizado em unidades curriculares, nas quais o estudante terá sessões de ensino de natureza coletiva, sessões de orientação pessoal de tipo tutorial, estágios, projetos e trabalhos no terreno. A realização de trabalhos de aplicação vai permitir, a partir de exemplos reais, uma aprendizagem virada para: 1) a abordagem da componente florestal dentro dos diferentes instrumentos de ordenamento do território e 2) o desenvolvimento de instrumentos de gestão e monitorização de povoamentos florestais. A interação dos estudantes com potenciais entidades empregadoras, que decorre no 2º ano do curso (unidade curricular “Projeto Empresa-Universidade”), visa assegurar aos estudantes condições de integração profissional. A frequência e aproveitamento da parte escolar possibilita a obtenção dum diploma de pós-graduação, sendo a classificação final do Mestrado obtida pela média aritmética das classificações não arredondadas da parte escolar e da classificação no ato público de defesa da dissertação, do trabalho de projeto.
Sobre o curso:
Plano de Estudos:
Escola Superior Agrária de Coimbra
Ciência Florestais e dos Recursos Naturais, Licenciatura (BSc):
Fornecer uma sólida formação científica, teórica e aplicada, que permita formar profissionais capazes de aplicar uma gestão viável e sustentável da floresta e dos recursos naturais, cuja implementação deverá atender às necessidades da sociedade, mantendo a integridade dos ecossistemas. Tem como saídas profissionais as seguintes atividades:
-
Técnico superior em profissão liberal, entidades estatais, associações de produtores florestais, federações, associações de caça e pesca, organizações não-governamentais e indústrias
-
Empresário na área florestal e recursos naturais
-
Gestão sustentável de recursos florestais e outros recursos naturais; Certificação da Gestão Florestal Sustentável
Sobre o curso:
Plano de Estudos:
Visite as páginas oficiais das universidades: