top of page

ENGENHARIA FLORESTAL

O que é?

  A engenharia é a ciência e emprego de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função.

 

  A Engenharia Florestal é definida como a ciência, o engenho e as práticas necessárias para a criação, gestão e conservação das florestas e dos recursos que a elas estão associados de uma forma sustentável, de modo a atingir diversos objectivos, valores e necessidades impostos pela sociedade.

 

  Esta engenharia não se limita há plantação de árvores, como alguns membros da sociedade julgam, mas inclui diversas áreas especializadas, desde os sistemas agro-florestais, à intervenção em políticas nacionais ou internacionais sobre os recursos florestais globais na relação da floresta com o desenvolvimento sustentável, passando pelas florestas industriais, florestas de protecção e conservação ambiental.

O que faz um Engenheiro Florestal ?

   O Engenheiro Florestal é o profissional capaz de realizar diversas actividades, sendo a mais importante a de agir para a sustentabilidade do planeta verde.

 

   Este contribui não só para o desenvolvimento económico do meio rural, como também para a qualidade de vida nas zonas urbanas e melhoramento do ordenamento de território.

   

   Assim, pode-se dizer que o Engenheiro Florestal possui um papel de referência na sociedade, visto que, está envolvido no crescimento, rentabilização e renovação das árvores, na protecção da vida selvagem, na gestão de pescas nas águas interiores, na estabilização de dunas, na criação de projectos tanto de florestação como desflorestação (de modo a classificar e melhorar as espécies envolventes), na gestão dos recursos naturais renováveis, na intervenção de produção e transformação de matérias-primas para as mais diversa industrias (ex. papel, cortiça e madeira), na gestão de zonas relativas ao turismo rural, no combate à erosão e preservação de áreas e no combate a pragas e a incêndios.

bottom of page